A localização de todos ainda não é conhecida mas o de Vadhavan, de águas profundas, deverá ser o primeiro, também para libertar o Nehru Port Trust, já congestionado.

No âmbito da Conferência Marítima da Índia, realizada em Mumbai durante o fim-de-semana, o Governo revelou igualmente os adiantados planos para a construção de oito novos grandes portos, três dos quais têm já, inclusive, localização determinada, Vadhavan, Sagar t Colachel.

O primeiro a ser construído poderá ser mesmo o de Vadhavan, localizado a menos de 100 Km de Bombaim, numa área de águas profundas e que poderá constituir também um bom complemento do principal porto indiano de contentores, concentrando cerca de 60% de todo o movimento nacional de contentores, o porto Jawaharlal Nehru Port Trust, no liite das suas capacidades e gerando, consequentemente, momentos de significativo congestionamento.

De referir também que, na Índia, existe também uma grande proliferação de portos privados que são já responsáveis por cerca de 43% de todo o movimento marítimo em tonelagem.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill