A visita do Primeiro Ministro Indiano aos Estados Unidos na próxima semana, deverá culminar com a assinatura de um novo acordo de cooperação marítima na área do Oceano Índico e do Pacífico.

De acordo com notícias veiculadas pelo Economic Times of India, a visita do primeiro Ministro Indiano, Narendra Modi, a Washington, programada para a próxima semana, deverá culminar com a assinatura de um acordo de cooperação marítima tendo em vista reforçar a troca de informação sobre o transporte marítimo e o reforço de cooperação marítima entre a Índia e os Estados Unidos no combate às várias ameaças que se colocam na área do Oceano Índico e do Oceano Pacífico, tendo em vista a maior estabilidade possível em ambas as regiões.

Os termos do acordo foram já uma das principais preocupações de Ashton Carter, Secretário de Estado da Defesa dos Estados Unidos, na sua visita à Índia em Abril passado, a ser ultimado também na sequência da vista do Presidente Obama à Índia em janeiro de 2015 e da qual resultou um primeiro documento sobre uma Visão Estratégica Conjunta para o Oceano Índico e Ásia-Pacífico.

A India possui acordos similares com outras nações-chave na área, entre as quais Singapura, com quem partilha um alargado leque de interesses marítimos, não deixando de se saber e ter em conta também dos interesses e pretensões territoriais da China na região



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill