Será maior e mais resistente que as plataformas habituais de aquicultura e espera-se que comece operações no segundo trimestre de 2020
Pedro Santana Lopes

Já está a ser construída a estrutura de aquacultura mais resistente da Noruega que, aguentando ondas até 10 metros, se instalará no Sudoeste de Hadseløya, onde jamais se instalou aquicultura. E que corresponderá, porventura, à embarcação mais comprida do mundo, segundo alguma imprensa internacional.

O Havfarm 1, idealizado pela empresa de aquacultura Nordlacks, será um grande navio com um casco de 430 metros de comprimento que servirá de plataforma de aquicultura no meio do mar. Albergará 10 mil toneladas de salmão de cada vez, em seis cubos com 50 metros quadrados por dez de profundidade, sendo igualmente mais resistente às infestações e capaz de dissolver produtos residuais que se formam da pesca.

O contrato para desenvolver o projecto já foi assinado com o estaleiro chinês CIMC Raffles, localizado em Shandong, que construirá o “semi-catamaran”, em Fevereiro. A empresa já detém as 21 licenças do Governo necessárias, pelo que, segundo o porta-voz da Nordlaks, Lars Fredrik Martinussen, está no bom caminho para iniciar operações com a Havfarm no segundo trimestre de 2020.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill