O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores admitiu que 2018 é o melhor ano em venda de pescado em lota na região
Portos dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, admitiu na última semana que 2018 é “um dos melhores anos de sempre” em vendas de pescado em lota e lembrou que este ano já se alcançaram 35 milhões de euros em primeira venda na região, mais 30% do que no ano anterior.

Falando na Assembleia Legislativa Regional no âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2019, Gui Menezes anunciou que o Executivo regional vai introduzir um Plano para a Valorização do Atum, formando armadores e pescadores para que a espécie seja vendida “em mercados de valor acrescentado, contribuindo, deste modo, para o aumento do rendimento do sector”.

Entre as “apostas firmes” do Governo regional para o sector das pescas em 2019, mencionou a monitorização contínua, o estudo dos recursos marinhos dos Açores, a recolha de dados, e ainda as obras de requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, do Porto do Topo (São Jorge), e do Núcleo de Pescas do Porto da Madalena (Pico). Recordou ainda que o Plano de 2019 para as Pescas e Aquacultura prevê um investimento de 31 milhões de euros, mais 13% do que em 2018.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill