A Guarda Costeira Chinesa fez uma incursão com três navios nas águas disputadas das Senkakus dois dias após a vista do Secretário da Defesa Norte-Americano, James Mattis, ao Japão.
Mar da China Meridional

De acordo com notícias veiculadas pela AFP, a incursão da Guarda Costeira realizou-se exactamente na sequência das declarações de James Mattis durante a sua visita a Tóquio, reafirmando o apoio dos Estados Unidos às pretensões do Japão no que respeita às Ilhas Senkakus, não deixando reconhecer e enaltecer em simultâneo a contribuição que Tóquio tem vindo a dar na região em termos de segurança, afirmando mesmo, textualmente: «Como os japoneses bem sabem, enfrentamos em conjunto múltiplos desafios de segurança na região, desde as ameaças e provocações dos mísseis nucleares da Coreia do Norte até ao comportamento de crescente desafio e confrontação de Pequim a Leste e no Mar do Sul da China».

Afirmando, para além disso, estar a China a estilhaçar, com a sua atitude, a confiança das nações na região, James Mattis acabou também por provocar uma resposta do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Pequim que replicou deverem os Estados Unidos pararem com comentários que só podem gerar instabilidade na região.

Antes de visitar o Japão, o Secretário da Defesa Norte-Americano esteve igualmente na Coreia do Sul onde, em conjunto com Han Min-Koo, Ministro da Defesa Sul-Coreano, ficou decidido avançar com medidas de defesa críticas, como seja a instalação do já bem conhecido Sistema de Defesa Aérea de Alta-Altitude, bem como intensificar a cooperação trilateral, em termos de defesa, também com o Japão.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill