viatura

Desde o dia 28 de Março que a equipa da Polícia Marítima, em actividade na ilha de Lesbos, integrada na missão POSEIDON RAPID INTERVENTION, da agência FRONTEX, tem um novo equipamento à sua disposição. Trata-se de uma viatura de vigilância costeira (VVC) que aumentou a capacidade operacional da PM. Isto porque permite que as autoridades portuguesas realizem acções de vigilância costeira em simultâneo e em coordenação com a TEJO e a ARADE.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional o reforço “tem como objectivo o auxílio no controlo de fronteiras da União Europeia e o apoio ao resgate de emigrantes e refugiados, em missões de busca e salvamento”.

A viatura está equipada com radar, sistema AIS, receptor GPS, sistemas de comunicações VHF e UHF, câmara térmica, binóculos, visor nocturno, câmara fotográfica, gravador de imagem e computador portátil. Tecnologias que lhe permitem não só detectar, seguir e identificar embarcações assim como pessoas em condições de visibilidade reduzida.

O envio da VVC implicou a “transferência” de três agentes da Polícia Marítima e um Faroleiro Técnico Chefe que serão responsáveis pela operação e manutenção da componente eléctrica e electrónica da viatura.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill