polícia marítima

Durante a patrulha de hoje a Polícia Marítima, integrada na missão POSEIDON RAPID INTERVENTION desde o dia 1 de Outubro de 2015, resgatou 55 refugiados que se encontravam num bote à deriva. Entre eles estavam 20 crianças.

A embarcação, que tentava fazer a travessia entre a Turquia e a Grécia, tinha o motor avariado. Quando a Polícia Marítima chegou verificou que os refugiados, pelas baixas temperaturas verificadas, corriam o risco de entrar em hipotermia.

Segundo informações disponibilizadas pela Autoridade Marítima Nacional os refugiados mantiveram a calma e foram cooperantes, o que facilitou a acção de salvamento. Foram então resgatados para o interior da embarcação ARADE: 20 bebés e crianças, 11 mulheres e a 16 homens, dos quais 2 idosos. No bote, que foi rebocado até porto de Skala Sikaminea, ficaram sete homens.

A Polícia Marítima distribuiu mantas térmicas, águas e chocolates e tentou auxiliar os que apresentavam sinais visíveis de grande cansaço e má disposição associada à agitação marítima. Duas das mulheres tiveram mesmo de receber apoio médico à chegada a terra.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de Setembro de 2016. Até ao momento a equipa já resgatou, em segurança e transportou para terra, mais de 2200 emigrantes e refugiados que corriam risco de vida, sendo 547 bebés e crianças.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill