Equipa portuguesa está em território “neutro” desde o dia 1 de Outubro de 2015.
EUNAVFOR MED Sophia

Ontem a Polícia Marítima divulgou que a Polícia Marítima (PM), que se encontra na Ilha Grega de Lesbos desde o dia 1 de Outubro, resgatou 264 emigrantes e refugiados.

O resgate foi efectuado no decorrer de três operações de busca e salvamento, realizadas entre os dias 6 e 7 de Março.

Na madrugada de dia 6 a equipa da PM efectuou duas missões de busca e salvamento. Na madrugada de dia 6, foram resgatou 58 emigrantes. Estes encontravam-se num bote cujo motor estava avariado. O mar estava bastante agitado, e havia pessoas a bordo nervosas e assustadas (as crianças). Muitos já apresentavam sinais de má disposição associada à agitação marítima e um homem encontrava-se em hipotermia. A decisão da PM foi a de transladar os emigrantes para o interior da ARADE.

Mais tarde a equipa da PM regatou de um bote sobre-lotado e à deriva mais 57 emigrantes e refugiados. A forte ondulação que se fazia sentir levou a que esses fosse, transferidos para o navio patrulha da Guarda-costeira grega que se encontrava na área.No total foram resgatados 264 emigrantes, dos quais 93 crianças, 72 mulheres e 99 homens.

Até ao momento a equipa já resgatou, em segurança e transportou para terra, 2794 emigrantes e refugiados que corriam risco de vida, sendo 742 bebés e crianças.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objectivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de Setembro de 2016.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill