Boris Johnson, novo Ministro dos Negócios Estrangeiros Britânico, já veio reafirmar a firme determinação da Grã-Bretanha em não abandonar Gibraltar.
Maritime Week Gibraltar

O novo Ministro dos Negócios Estrageiros Britânico, refirmou Sábado passado ter a Grã-Bretanha a intenção de envolver completamente Gibraltar nas discussões com a União Europeia na sequência do voto favorável do referendo sobre o Brexit.

Boris Johnson referiu mesmo que a Grã-Bretanha nunca permitirá nem aceitará que os habitantes de Gibraltar vejam a sua soberania ser transferida para outro Estado contra a sua vontade.

As afirmações de Boris Johnson surgem na sequência das declarações do Ministro Espanhol dos negócios Estrangeiros, Garcia-Margallo, sobre a intenção do Governo de Madrid procurar conseguir a administração conjunta de Gibraltar com a Grã-Bretanha na sequência da saída do reino Unido da União Europeia.

Para Boris Johnson, porém, tendo havido um referendo em Gibraltar em 2002 onde, uma vez mais, a esmagadora maioria dos cerca de 30 000 habitantes expressaram a sua vontade de permanecerem Britânicos, não há razão para entrar em qualquer processo de negociação, não havendo senão que respeitar integralmente a sua decisão.

Gibraltar, a pequena península de 6,5 Km2, conhecida também como O Rochedo, mantém-se uma questão em aberto entre Madrid e Londres.

Com uma posição estratégica da maior relevância na entrada do Mediterrâneo, Gibraltar encontra-se sob administração da Grã-Bretanha desde 1713 quando, pelo Tratado de Utrecht, foi cedido como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill