Aparentemente, o Governo da Jamaica terá cedido a pressões de biólogos e ambientalistas no sentido de alterar a localização da construção de um porto de transhipment e um parque industrial, inicialmente prevista para as Goat Islands, na zona protegida de Portland Bright, refere o site informativo Green4Seas.
Embora esta reviravolta não deixe de surpreender, até porque a chinesa China Harbour Engineering Company (CHEC) pretende construir um porto de transhipment no local, e tenha sido elogiada por grupos ambientalistas, não é certo que a zona permaneça totalmente livre de interferência humana e da instalação de indústrias.
Segundo o site, a nova zona para o porto de transhipment permanece incerta. Além disso, existem planos para ali construir um terminal de gás natural liquefeito, incluindo um cais para navios, um oleoduto até terra e uma unidade de armazenagem e regaseificação, que parece ter a seu favor a profundidade das águas no local.
Na origem da decisão do Governo jamaicano, tomada em Setembro, estiveram preocupações relacionadas com a conservação de uma das espécies de iguanas mais ameaçadas do mundo. Embora não exista nenhum exemplar nas Goat Islands, o porto iria ter um elevado impacto na vida marinha e nas pescas que sustentam várias comunidades locais.
Por outro lado, vários biólogos revelaram um plano de preservação da iguana jamaicana que implica a devolução de exemplares da espécie ao habitat em que em tempos se desenvolveram, precisamente, as Goat Islands, onde poderiam viver livres da interferência humana, a uma milha da costa da Jamaica.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra