O Ministério da Defesa Britânico já anunciou a autorização para a concessão de um financiamento na ordem de 1,3 mil milhões de libras esterlinas (1,51 mil milhões de euros) respeitante ao Programa de construção de quatro novos submarinos nucleares que irão substituir a actual classe de submarinos Vanguard.
Com entrega do primeiro submarino para prevista 2030, este financiamento, além de cobrir o trabalho inicial construção, a começar a partir da próxima semana, também deverá servir para a reestruturação dos estaleiros da BAE Systems onde os mesmos irão ser construídos.
Como se sabe, os novos submarinos da classe Sucessor, com dimensões próximos dos submarinos da classe Vanguard, correspondendo a uma nova geração de submarinos nucleares de dissuasão, são também considerados como um complexo desafio de engenharia, implicando não apenas múltiplos novos desenvolvimentos tecnológicos mas, inclusive, a um inovador modo de desenvolvimento do respectivo projecto.
O Programa já emprega neste momento cerca de 2 600 pessoas no seu desenvolvimento, estando previsto que o número possa mesmo chegar a uma média de 7 800 empregados ao longo de todo o seu desenvolvimento.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio