Foram ontem aprovadas em Conselho de Ministros duas resoluções que alteram limites de áreas da Rede Natura 2000 para proteger espécies e habitats marinhos.
Uma das resoluções altera “os limites do sítio Costa Sudoeste (PTCON0012), incluído na lista nacional da Rede Natura 2000”, refere uma nota do Conselho de Ministros. “A área do sítio mais do que duplica, com o objectivo de promover a protecção de duas espécies de cetáceos incluídas na Directiva relativa à conservação dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens: o roaz e o boto”, refere a mesma nota.
Diz também que este alargamento “permite, ainda, colocar sob o regime de proteçcão um maior número de habitats relevantes para a conservação daquelas espécies de cetáceos, como os recifes, os bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda e as grutas submersas ou semi-submersas”.
A outra resolução desina-se a incluir “a faixa litoral entre Maceda e a Praia da Vieira na lista nacional de sítios da Rede Natura 2000”, refere a mesma nota do Conselho de Ministros.
“A inclusão desta área marinha na lista de sítios permitirá a conservação de habitats marinhos como os bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda e os recifes”, refere a mesma nota, acrescentando que “a classificação desta área promove também a preservação de fauna marinha bastante diversificada, com especial destaque para espécies de cetáceos e de tartarugas”.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra