O Conselho de Ministros aprovou uma resolução que altera os limites do sítio Costa Sudoeste (PTCON0012), e outra para incluir a faixa litoral entre Maceda e a Praia da Vieira na lista nacional de sítios da Rede Natura 2000
Lagostim

Foram ontem aprovadas em Conselho de Ministros duas resoluções que alteram limites de áreas da Rede Natura 2000 para proteger espécies e habitats marinhos.

Uma das resoluções altera “os limites do sítio Costa Sudoeste (PTCON0012), incluído na lista nacional da Rede Natura 2000”, refere uma nota do Conselho de Ministros.A área do sítio mais do que duplica, com o objectivo de promover a protecção de duas espécies de cetáceos incluídas na Directiva relativa à conservação dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens: o roaz e o boto”, refere a mesma nota.

Diz também que este alargamento “permite, ainda, colocar sob o regime de proteçcão um maior número de habitats relevantes para a conservação daquelas espécies de cetáceos, como os recifes, os bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda e as grutas submersas ou semi-submersas”.

A outra resolução desina-se a incluir “a faixa litoral entre Maceda e a Praia da Vieira na lista nacional de sítios da Rede Natura 2000”, refere a mesma nota do Conselho de Ministros.

“A inclusão desta área marinha na lista de sítios permitirá a conservação de habitats marinhos como os bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda e os recifes”, refere a mesma nota, acrescentando que “a classificação desta área promove também a preservação de fauna marinha bastante diversificada, com especial destaque para espécies de cetáceos e de tartarugas”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill