A Gas Infrastructure Europe (GIE) apresentou um mapa e outros dados relativos a 2018 com as principais características dos terminais de pequena e grande escala de gás natural liquefeito (GNL) da Europa, incluindo informação sobre terminais em construção e projectos planeados.
De acordo com os dados agora apresentados pela GIE, existem 32 terminais de GNL operacionais na Europa, dos quais 27 na União Europeia (UE) «a 28», disseminados ao longo das costas de 15 países, dos quais 13 da UE, com uma capacidade de oferta de regaseificação de 227 bcm/y (210 bcm/y na UE), em que bcm/y significa biliões de metros cúbicos de gás natural/ano (uma medida que pode representar diferentes valores de conteúdo energético, conforme o padrão de referência).
Segundo a GIE, estão em construção instalações para uma capacidade suplementar de 5 bcm/y na UE e existem projectos para outras instalações, mas sobre os quais há pouca informação disponível.
Recorde-se que a GIE é uma associação não lucrativa representativa dos interesses dos operadores de infra-estruturas de gás natural em funcionamento, no plano do armazenamento, regaseificação de GNL e transmissão de gás natural. Dezasseis operadores europeus de terminais de GNL de 9 países, que representam 90% da capacidade de regaseificação da UE são membros da GIE.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios