O Governo de Gibraltar assinou um acordo com a Shell para o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL), que inclui a construção de uma unidade de regaseificação capaz de receber, armazenar e regaseificar o produto que ali chega de barco e destina-se à central energética a gás natural actualmente em construção.
De acordo com o World Maritime News, que refere o negócio, a unidade de regaseificação será operada pela Gasnor, uma subsidiária da Shell com mais de 10 anos de experiência operacional em GNL. A sua construção deverá começar até ao final deste ano e o seu comissionamento, bem como a primeira entrega de GNL deverão ocorrer antes da entrada ao serviço da central energética, prevista ara o segundo semestre de 2017.
O produto será armazenado antes de aquecido até ao seu estado gasoso original e depois canalizado até à central energética. A unidade incluirá também um cais para pequenos cargueiros de GNL, que fornecerão o produto durante a noite, minimizando o impacto da sua proximidade com o porto, o aeroporto e propriedades vizinhas.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios