Exercício conta com 4 mil militares de 8 países
ERMO 2016

A partir de amanhã, e até 13 de Outubro, a Força de Fuzileiros nº3, num total de 90 militares, participa no exercício anfíbio Emerald Move 2016 (ERMO 2016), na Sardenha, em Itália.

De acordo com a Marinha, “este exercício pretende demonstrar a capacidade europeia de projeção anfíbia (escalão Brigada), no contexto da European Amphibious Initiative (organização a que Portugal pertence na qualidade de associate member desde 2015)”.

Juntamente com forças espanholas que também participam no exercício (400 elementos), os fuzileiros portugueses constituirão um Batalhão Combinado, procurando “aumentar os níveis de interoperabilidade entre os elementos dos dois países e melhorar os padrões de prontidão”, esclarece a Marinha.

A força portuguesa embarcou no dia 25 de Setembro, a bordo do navio espanhol «Juan Carlos I», que se desloca anualmente para a zona destes exercícios. Além de forças portuguesas e espanholas, também participam no exercício militares de França, Itália, Holanda, Reino Unido, Bélgica e Turquia.

Diversos meios de comunicação recordam que a última vez que a União Europeia conduziu este tipo de exercício foi em 2010, na costa ocidental africana, próximo de Dakar (Senegal).

Desta vez, as forças irão convergir para o Mar Tirreno e contarão ainda com a contribuição da NATO, que estará envolvida com o grupo Standing Mine Countermesures Group Two (SNMCMG2).

No total, deverão participar cerca de quatro mil homens e mulheres, 8 navios, um submarino, 9 aviões AV8B Plus e 18 helicópteros, sob o comando do Vice-Almirante Donato Marzano, da Marinha italiana, e com o apoio da Base Naval de Cagliari, que fornecerá suporte logístico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill