Apoio à pequena pesca, participação no Blue Azores e contributo para o ECOMARE foram anunciados por José Soares dos Santos durante a conferência Blue Ocean, em Malta
Fundação Oceano Azul

A Fundação Oceano Azul (FOA) vai investir 500 mil euros na promoção de iniciativas de conservação no sector da pesca de pequena escala em Portugal, numa parceria com o Environmental Defense Fund, ao longo dos próximos cinco anos, anunciou o presidente da instituição, José Soares dos Santos, numa intervenção proferida Sexta-feira, em Malta, durante a conferência Our Ocean, organizada pela União Europeia (UE).

Pela voz do seu presidente, a FOA anunciou igualmente a participação no programa Blue Azores, em parceria com a Waitt Foundation, num investimento conjunto superior a um milhão de euros e cujo objectivo é o desenvolvimento de áreas marinhas protegidas nos Açores, entre outras acções de conservação e literacia naquele arquipélago.

Na mesma ocasião, foi ainda anunciado um contributo da FOA, através do Oceanário de Lisboa, de 100 mil euros anuais, destinados ao novo centro de reabilitação de animais marinhos ECOMARE, numa iniciativa em parceria com a Universidade de Aveiro.

Na sua intervenção, José Soares dos Santos admitiu que face à sua dimensão, o grupo económico que dirige tem os meios para contribuir para a causa global que é a protecção dos oceanos. E recordou o compromisso a dez anos da FOA de investir mais de 81 milhões de euros na defesa do mar e da sustentabilidade ambiental, dos quais 40 milhões já estão executados, através da concessão do Oceanário de Lisboa.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill