Em visita a Singapura, o Ministro Francês da Defesa afirmou querer ver patrulhas navais Europeias no Mar do Sul da China.

Jean-Yves Le Drian, Ministro Francês da Defesa, afirmou no Domingo, na sua visita a Singapura, no âmbito do 15º Diálogo do Shangri-La que reúne anualmente os Ministros da Defesa e principais responsáveis militares da região Ásia Pacífico, querer ver patrulhas navais Europeias coordenadas pela União na disputada área do Mar do Sul da China.

Perante uma assembleia onde se encontravam também os representantes do Governo de Pequim, o Ministro justificou as suas palavras adiantando ser da maior importância tudo quanto se passa no Mar do Sul da China tem repercussões à estabilidade não apenas regionais mas globais porquanto, se o Direito do Mar não se fizer aí respeitar actualmente, poderá ser visto como um incentivo a que o mesmo poderá venha a suceder mais tarde noutras áreas do globo, como no Árctico, no Mediterrãneo ou seja onde for.

E é exactamente nesse plano que o Ministro Francês defendeu respeitar também à União Europeia a situação no Mar do Sul da China, não apenas por razões de ordem económica mas, acima de tudo, por razões de preservação da liberdade de navegação em todos os mares.

Nesse enquadramento, o Ministro Jean-Yves Le Drian anunciou ainda a intenção de apresentar uma proposta nesse sentido aos seus colegas europeus muito em breve.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill