O Embaixador Francês em Manila, num discurso proferido à margem do Dia da Bastilha, expressou a vontade de Paris mediar as tensões relativas ao Mar do Sul da China.

Thierry Mathou, Embaixador Francês nas Filipinas, num discurso para jornalistas proferido à margem do Dia da Bastilha durante o fim-de-semana, expressou a vontade de Paris mediar as tensões relativas ao Mar do Sul da China na sequência da decisão do Tribunal Arbitral de Haia, dando provimento às reclamações de Manila em detrimento das pretensões de Pequim na região.

Segundo as palavras de Thierry Mathou, a França pode conjugar todas as partes interessadas, incluindo a China, através da diplomacia e da discussão aberta, de forma a fazer baixar a tensão na região, como é do interesse de todos.

O Embaixador Francês, não deixou mesmo de acentuar as boas relações que Paris mantém com Pequim, assim como com Manila, adiantando ainda que, havendo franca amizade, nuca há o receio de se ser directo, tal como França sempre procede com os seus parceiros, não deixando igualmente a importância dos contactos e conversações entre todos porquanto a única solução possível, no caso, será sempre e exclusivamente, uma solução negociada, de acordo com a lei e com a Lei do Mar.

Nesse enquadramento, Thierry Mathou elogiu igualmente a atitude do Presidente Filipino, Rodrigo Duterte, pela sua muita sábia resposta à decisão favorável do Tribunal Arbitral de Haia, ao afirmar importar saber ser magnânimo na vitória e que agora o tempo era de negociar e partilhar com a Chin ao futuro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill