Os dois países deverão lançar satélites de vigilância marítima dentro de cinco anos, no quadro de uma cooperação espacial vocacionada para incidir sobre o Oceano Índico, onde a França tem territórios e a navegação marítima é uma realidade importante
DNV GL

A India e a França planeiam lançar satélites para vigilância marítima, conforme anunciou o chefe Jean-Yves Le Gall da agência espacial francesa CNES (Centre National d’Études Spatiales). Os satélites incidirão sobre o Oceano Índico, dado que é uma área atravessada por um grande número de rotas marítimas, pelo que é uma área estrategicamente importante para ambos os países, até porque inclui territórios franceses ultramarinos.

 

Os satélites deverão ser lançados dentro de cinco anos e monitorizarão a gestão do tráfego marítimo através de um trabalho em conjunto do ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial) e do CNES para desenhar e desenvolver técnicas de monitorização, em particular através do estudo da constelação dos satélites.

 

Note-se que este entendimento faz parte de um grande acordo assinado entre os dois países, em Março, no qual se idealiza numa visão conjunta para o Espaço e representa a maior colaboração no domínio espacial que a França alguma vez desenvolveu com algum Estado.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill