Amanhã, a associação vai aproveitar para apresentar as Estações Náuticas já certificadas e a certificar, bem como o projecto «WAOH! Route», que visa criar uma rota de mergulho sustentável do extremo sul ao extremo norte da Europa
Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental «COSMO»

Amanhã, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, vai promover a «Rota do Náutico» na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Além de apresentar as Estações Náuticas de Portugal (ENP), a iniciativa visa dar a conhecer o projecto europeu «WAOH! Route», do qual a Fórum Oceano é parceira e que pretende criar uma rota de mergulho sustentável.

A associação lembra que até ao momento já foram certificadas 15 ENP, estão em processo de certificação mais duas (Coimbra e Portimão) e está em curso, até 31 de Maio, a 2ª fase de certificação, na qual são candidatos seis territórios (Esposende, Estarreja, Ovar, Póvoa de Varzim, Sesimbra e Vila do Conde).

Quanto ao projecto «WAOH! Route», o propósito é ligar “locais de mergulho de classe mundial desde o extremo sul de Portugal e Espanha até ao extremo norte da Europa, abrangendo a Irlanda e o Reino Unido”, refere a associação, acrescentando que na fase actual “envolve três destinos portugueses (Portimão, Cascais e Sesimbra)”, que serão apresentados amanhã, “seguindo uma rota com várias escalas nos diferentes stands das Entidades Regionais de Turismo”, presentes na BTL.

 

PROGRAMA “ROTA DO NÁUTICO”

  • 11h-12h: Stand “ALGARVE” – Apresentação de: ENP do BAIXO GUADIANA, ENP de FARO, ENP de PORTIMÃO (ENP em certificação e destino Rota WAOH!) e ENP de VILAMOURA
  • 12h-13h: Stand “LISBOA” – Apresentação de: ENP do LITORAL DE CASCAIS (destino Rota WAOH!) e ENP de SESIMBRA (fase de manifestação de interesse e destino Rota WAOH!)
  • 13h-14h: Stand “CENTRO DE PORTUGAL” – Apresentação de: ENP de AVEIRO, ENP de CASTELO DO BODE, ENP de ESTARREJA (fase de manifestação de interesse), ENP de ÍLHAVO, ENP da MURTOSA, ENP do OESTE, ENP de OVAR (fase de manifestação de interesse), ENP da REGIÃO DE COIMBRA (em certificação) e ENP de VAGOS
  • 14h30 -15h: Stand “AÇORES” – Apresentação da Rede “ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL” a atores regionais açorianos
  • 15h-16h: Stand “PORTO E NORTE” – Apresentação de: ENP do ALTO MINHO, ENP de ESPOSENDE (fase de manifestação de interesse), ENP de MATOSINHOS, ENP de PÓVOA DE VARZIM (fase de manifestação de interesse) e ENP de VILA DO CONDE (fase de manifestação de interesse)
  • 16h-17h: Stand “ALENTEJO e RIBATEJO” – Apresentação de: ENP de ALQUEVA-MOURA, ENP de AVIS e ENP de SINES
  • 18h –19h: Stand “AÇORES” – Apresentação da Rede “ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL” e da Rota WAOH!, com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, da Ministra do Mar e da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores (Presenças a confirmar)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill