Durante quatro dias debate-se o “Potencial de Crescimento e Internacionalização da Economia do Mar”.

A quinta edição do Fórum do Mar, organizada pela Fórum Oceano e pela AEP, está agendada para os dias 16 a 19 de Novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e na Feira Internacional do Porto – EXPONOR.

Durante três dias o Mar será tema de debate entre conferências internacionais, seminários e workshops.

No programa destaque, no dia 16, para o side event Seminário WavEC 2015: Portugal e França: Uma Força Condutora na Investigação e Inovação das Energias Renováveis Marinhas, co-organizado pela WavEC Offshore Renewables, Embaixada Francesa e Instituto Francês em Portugal.

Subordinado ao tema “Potencial de Crescimento e Internacionalização da Economia do Mar” duramente três dias (e oito painéis) serão debatidos assuntos tão importantes como: o Programa Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants; as Principais Dinâmicas da Economia do Mar e Potencial de Internacionalização; o Potencial de Crescimento e de Internacionalização da Economia do Mar: Bio Recursos e Biotecnologias Marinhas; o Potencial de Crescimento e de Internacionalização da Economia do Mar: Que Oportunidades no Oil & Gas e Mineração; o Potencial de Crescimento e de Internacionalização da Economia do Mar: A exploração do Oceano Profundo; as Energias Renováveis e Sustentabilidade Energética dos Portos; o Crescimento Azul, Emprego e Formação; o Roteiro Global para o Crescimento e Internacionalização da Náutica; e os “Desafios do Mar 2020 – da ideia ao projecto”.

Em simultâneo decorrerá um programa de encontros de negócios que potenciará a relação entre empresas portuguesas, estrangeiras, centros de Investigação e Desenvolvimento, assim como clusters marinhos de países europeus. Um dos objectivos é o de promover a internacionalização dos produtos e serviços portugueses. Para participar a entidade terá de ser associado do Fórum Oceano, Expositor no Fórum do Mar ou um participante estrangeiro.

Para aligeirar o debate mais “sério” e para mostrar o que de bom se faz em Portugal haverá igualmente um espaço de Mostra de Produtos, Serviços e Tecnologias da área do Mar. O que a organização pretende com este espaço é o promover o networking assim como realizar momentos de animação e show cooking.

Pode aceder ao programa do Fórum do Mar 2015 no site do Oceano 21.

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill