A construtora naval Fincatieri estabeleceu recentemente um acordo de cooperação com o Ferreti Group, especializado na construção de navios de cruzeiro e iates, visando obter sinergias industriais e comerciais, especialmente vocacionadas para os sectores da defesa e segurança e para o sector dos iates de recreio.
Este acordo assinala a aposta da Fincatieri na área da defesa e segurança, partilhada com o Ferreti Group, que criou uma divisão dedicada a esse sector (a FSD) e assinou recentemente um acordo com a Siham Alkhaleej Technology, importante fornecedora das Forças amadas dos Emiratos Árabes Unidos.
Já a Fincantieri, foi seleccionada em Janeiro como licitante preferencial no processo de venda de 66% da STX France, empresa especializada na construção de navios de cruzeiro.
No quadro da presença do Ferreti Group na área da defesa e segurança, a FSD acaba de apresentar o navio de patrulha rápido FSD 195 no mercado internacional. Trata-se de uma embarcação de 20 metros de comprimento, autonomia de 500 milhas e capaz de velocidade superior a 50 nós.
A lancha está equipada com sistemas de armas e vigilância fornecidos pelo Leonardo Group, actualmente parceiro da FSD, um sistema de comunicações via satélite fornecido pela Skytech e um estabilizador de giroscópio da Seakeeper, entre outras soluções.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio