Projectos do Eixo 4 do PROMAR estiveram em destaque como preparação para o próximo programa operacional

Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, esteve em Bruxelas na conferência Sailing Towards 2020 para mostrar algumas das iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas nos Açores, como «a designação de áreas marinhas protegidas por iniciativa de associações ou cooperativas de pescadores» e a promoção da Pesca Turismo como «forma de permitir desenvolver fontes de rendimentos adicionais à comunidade piscatória».

Nesta conferência estiveram em análise os resultados do Eixo 4 do PROMAR, bem como o futuro do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas nas comunidades costeiras no período de programação 2014-2020. Estiveram em discussão várias iniciativas relacionadas com a diversificação de actividades dos pescadores, tais como a venda directa de peixe a compradores locais através da Internet ou o desenvolvimento de núcleos de turismo associados às actividades da pesca.

A Conferência Sailing Towards 2020, nos dias 2 e 3 de Março, foi promovida pela Rede Europeia das Zonas de Pesca e a DG MARE. Durante o período de 2007 a 2013, o eixo 4 do PROMAR tem vindo a permitir o desenvolvimento de projectos com vista à sustentabilidade das pescas, tendo sido implementado por 312 grupos de acção local num total de mais de 9000 projectos apoiados em 21 estados-membros. Para o novo período de financiamento (2014-2020), revelou-se fundamental fazer um balanço e partilhar experiências dos projectos passados.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill