Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, esteve em Bruxelas na conferência Sailing Towards 2020 para mostrar algumas das iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas nos Açores, como «a designação de áreas marinhas protegidas por iniciativa de associações ou cooperativas de pescadores» e a promoção da Pesca Turismo como «forma de permitir desenvolver fontes de rendimentos adicionais à comunidade piscatória».
Nesta conferência estiveram em análise os resultados do Eixo 4 do PROMAR, bem como o futuro do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas nas comunidades costeiras no período de programação 2014-2020. Estiveram em discussão várias iniciativas relacionadas com a diversificação de actividades dos pescadores, tais como a venda directa de peixe a compradores locais através da Internet ou o desenvolvimento de núcleos de turismo associados às actividades da pesca.
A Conferência Sailing Towards 2020, nos dias 2 e 3 de Março, foi promovida pela Rede Europeia das Zonas de Pesca e a DG MARE. Durante o período de 2007 a 2013, o eixo 4 do PROMAR tem vindo a permitir o desenvolvimento de projectos com vista à sustentabilidade das pescas, tendo sido implementado por 312 grupos de acção local num total de mais de 9000 projectos apoiados em 21 estados-membros. Para o novo período de financiamento (2014-2020), revelou-se fundamental fazer um balanço e partilhar experiências dos projectos passados.
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?