Secretário Regional destacou importância do conhecimento marinho no exercício da soberania
LULA1000

No passado dia 16 de Julho, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Fausto Brito e Abreu, efectuou um mergulho no talude insular das Lajes do Pico a bordo do submarino LULA1000, um dos 10 veículos tripulados de todo o mundo capaz de descer a uma profundidade de mil metros.

O mergulho serviu para observar e registar espécies e habitats mais sensíveis e menos conhecidos no mar profundo dos Açores, que tem uma área de milhões de quilómetros quadrados e cujo conhecimento é determinante para a definição da política marítima e a defesa dos ecossistemas marinhos.

Na ocasião, Fausto Brito e Abreu referiu que “o conhecimento científico dos ecossistemas marinhos é o primeiro passo para definir políticas marinhas” e que “quando um Estado quer exercer soberania sobre a sua área marítima, deve em primeiro lugar, demonstrar que tem conhecimento”. Afirmou igualmente que o LULA1000 “tem sido muito importante no mapeamento dos ecossistemas marinhos dos Açores e na descoberta de ecossistemas que eram desconhecidos e até de espécies que foram filmadas pela primeira vez”.

O governante confirmou que têm sido realizados estudos para “projectos de documentação e pesquisa de espécies do mar profundo dos Açores” pelo Governo Regional e a Universidade dos Açores. Referiu também que vários grupos científicos têm publicado estudos sobre a matéria e que a Fundação Rebikoff-Niggeler, operadora do submersível, mantém parcerias privadas com estações televisivas internacionais, como a BBC, para a realização de documentários nas águas dos Açores.

Esses programas também “têm promovido muito os Açores a nível internacional como um local que tem ecossistemas únicos, especialmente do mar profundo”, admitiu Fausto Brito e Abreu. De acordo com outros meios de comunicação, canais como a ITV, a NHK e a National Geographic também já visitaram os Açores para o mesmo efeito. E o governante terá mesmo recordado a um órgão de comunicação regional que o documentário «Life at the Extreme – Deep/Azores» e que teve êxito no Reino Unido, foi produzido nas ilhas do Faial e do Pico e mostram um mergulho no LULA1000.

O submarino LULA1000 tem capacidade para três tripulantes e é utilizado em projectos de documentação e pesquisa de espécies do mar profundo nos Açores, bem como na realização de vídeos para o público em geral. Segundo a LUSA, a Direcção dos Assuntos do Mar dos Açores contratou com a Fundação Rebikoff-Niggeler 20 horas de imersão por ano do LULA1000 para estudos oceanográficos. A fundação está sediada no Faial desde 1994 e em 2000 foi considerada instituição de utilidade pública pelo Governo Regional dos Açores.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill