Embarcação de 12 metros encalhou na Ilha de Faro
veleiro

No passado dia 22 de Março a Estação Salva-vidas do ISN de Santa Maria e o Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Faro levaram a cabo uma acção de reboque de um veleiro de 12 metros, com um tripulante a bordo, encalhado em frente à antiga Barrinha de S. Luis (Ilha de Faro).

O alerta do incidente chegou ao Comando-local da PM de Faro por volta das 07h35, via um pescador. Quando chegaram ao local os meios accionados – a embarcação salva-Vidas da Estação salva-vidas de Santa Maria e uma patrulha da PM – verificou-se que não havia condições de abordagem à embarcação por a mesma estar a seco (encalhada). Face a esta situação as autoridades decidiram recorrer a outro tipo de embarcação que, segundo informação disponibilizada pela Autoridade Marítima Nacional, tivesse capacidade de manobra e calado que permitisse navegar em águas baixas. Isto porque era necessário chegar ao veleiro, em segurança, e detectar se esta tinha alguém a bordo – as várias chamadas feitas (quer no local ou via rádio) não obtiveram resposta.

Quando, finalmente, a PM conseguiu abordar o veleiro viu que, a borda se encontrava um tripulante solitário, bem de saúde, evidenciando apenas alguns sinais de cansaço.

A situação eminente de perda da embarcação (face às condições meteorológicas e ao local onde o encalhe aconteceu – banco de areia de difícil acesso) levou a que fosse iniciado, de imediato, uma operação de salvamento.

Para conseguir desencalhar o veleiro foi necessário que que um agente da PM nadasse até à embarcação, com o objectivo de passar um cabo de reboque. Só desta forma a embarcação salva-vidas conseguiu puxar e desencalhar o veleiro. No entanto verificou-se que este, apesar de conseguir navegar pelos seus próprios meios tinha ficado sem leme. Assim, o seu reboque foi retomado até ao fundeadouro das quatro águas, onde aguardou a subida da maré para entrar no estaleiro, onde permanecerá a fim de ser alvo de uma inspecção e averiguar as condições de segurança para navegar.

A operação foi realizada uma embarcação salva-vidas, com dois elementos do ISN e duas embarcações da PM, com um militarizado do Troço de Mar e quatro agentes do Comando-local de Faro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill