A partir de agora Portugal tem mais uma Reserva da Biosfera. As Fajãs de São Jorge passam a integrar a Rede Mundial da UNESCO, fruto da candidatura apresentada pelo Governo dos Açores.
Segundo informações disponibilizadas pelo Gabinete de Comunicação a classificação não só foi aprovada por unanimidade como com aclamação. Além de que contempla áreas de núcleo, de transição e de tampão, abrangendo toda a ilha de S. Jorge e uma área marinha adjacente até três milhas da costa.
O processo de candidatura foi iniciado em 2014 pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direcção Regional do Ambiente, e incluiu cerca de meia centena de cartas de apoio de outros países e regiões que possuem este estatuto.
De referir que a ilha de São Jorge possui mais de 70 fajãs – pequenas planícies junto ao mar que tiveram origem em desabamentos de terras ou lava – e que nos Açores encontram-se quatro das Reservas da Biosfera existentes em Portugal, nomeadamente as ilhas do Corvo, Flores e Graciosa e, a partir de agora, também as Fajãs de S. Jorge.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra