Ontem à noite o helicóptero EH 101, da Força Aérea Portuguesa efectuou o resgate de um passageiro do AIDAMar que chegou hoje de manhã ao Porto de Leixões – na altura a embarcação encontrava-se a cerca de 194 milhas a Oeste de Leixões.
O passageiro, com 76 anos e de nacionalidade alemã apresentava sintomas de ataque cardíaco. Situação que levou a que o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) avaliar a situação como urgente e a determinar a evacuação médica do passageiro. Foi então activado um meio aéreo (o helicóptero EH 101, da Força Aérea Portuguesa) para efectuar a evacuação.
A operação foi levada a cabo pelas 21h50 tendo o helicóptero aterrado no Aeroporto da Portela por volta das 23h10. À sua espera encontrava-se uma ambulância do INEM que encaminhou o doente para o hospital de Santa Maria.
Esta operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019