O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE, sigla em inglês) e o Ministério de Energia de Israel assinaram recentemente um acordo, denominado Acordo de Implementação, que permitirá o estabelecimento de um centro de energia de ambos os países – U.S.-Israel Center of Excellence in Energy, Engineering and Water Technology, segundo comunicado oficial.
O Acordo de Implementação, fornecendo a base para o estabelecimento do centro, que se vai juntar ao já conhecido BIRD Energy program (suporte industrial entre ambos os países), visa acelerar o desenvolvimento e implementação das tecnologias inovadoras para a energia fóssil, a segurança cibernética e as infra-estruturas necessárias.
Recorde-se que em Março de 2018, o Congresso dos Estados Unidos já tinha destinado cerca de 3,4 milhões de euros ao centro de desenvolvimento e pesquisa. Agora, tanto Israel como outros parceiros do sector privado, irão igualar essa quantia, gerando cerca de 13,7 milhões de euros no total, dedicados a esse projecto.
Daqui em diante esperam-se outras colaborações entre os países, nomeadamente no que respeita as instituições universitárias, laboratórios nacionais ou mesmo programas de formação e intercâmbio de alunos, pode ler-se no comunicado.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios