Chistopher Sabine

Em declarações ao Diário As Beiras, Luís Leal, da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), reconheceu que será o estudo de impacte ambiental a determinar o local de extracção dos inertes resultantes das dragagens a realizar para melhorar o cordão dunar das praias situadas a sul, onde o mar ameaça as praias da Cova, Costa de Lavos, Leirosa e Cabedelo, e as condições de segurança para embarcações na zona da barra.

Em causa está uma dragagem de três milhões de metros cúbicos de areia da zona urbana na praia emersa e na praia imersa entre o molhe norte e Buarcos, numa intervenção promovida pela APFF, Câmara Municipal da Figueira da Foz e Agência Portuguesa do Ambiente. “Até ao final do corrente ano, prevê-se que o estudo de impacte ambiental esteja aprovado e que determine quanto sedimento vai ser retirado da parte submersa e emersa”, referiu aquele responsável ao Diário As Beiras.

Luís Leal referiu ainda que a parceria em que assenta esta intervenção “foi feita para a solução mais onerosa, que é a injecção directa da totalidade das areias nas praias afectada pela erosão”, estimada em 19,3 milhões de euros. Porém, refere o jornal, há indícios de que “parte dos inertes vai ser depositada na zona de rebentação das praias do sul, o que significa que a empreitada poderá ficar mais barata”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill