porto de Lisboa

Os estivadores do porto de Lisboa manifestaram-se ontem contra a precariedade no emprego, ao longo de um percurso entre o Cais do Sodré e a Assembleia da República. Representantes do Bloco de Esquerda e da CGTP – Intersindical juntaram-se aos manifestantes por solidariedade para com os seus motivos.

De acordo com um agente policial citado pela SIC Notícias, junto ao Parlamento estariam cerca de 500 pessoas, incluindo estivadores do porto de Lisboa, mas não só. Também terão estado presentes trabalhadores de outros portos do país, como Viana do Castelo, Aveiro e Figueira da Foz, mas trata-se de um dado que não conseguimos confirmar.

Além da precariedade no emprego, alguns estivadores admitiram que também se manifestavam contra o Regime Jurídico do Trabalho Portuário, datado de 2013, que alegadamente lhes terá retirado direitos, e outros aproveitaram para desmentir as opiniões segundo as quais serão beneficiários de remunerações elevadas face ao panorama salarial português.

Entretanto, continua por assinar o novo contrato colectivo de trabalho para os estivadores do porto de Lisboa, que permanece em negociação. A demora contraria o desejo da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que já manifestou vontade de ver o contrato assinado no período de dias.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill