Administração Norte-Americana desiste de novas perfurações no Atlântico mas deixa em aberto a questão do Árctico e do Golfo do México

A Administração Norte-Americana anunciou ter desistido da abertura, exploração e perfuração de novos poços de petróleo no Atlântico, justificando-se este volte-face em relação aos planos apresentados em 2015, pelos pareceres negativos entretanto manifestados por entidades como o Departamento de Defesa, o Sector das Pescas, do Turismo e mesmo oposição das comunidades locais.

O plano inicial, apresentado em Janeiro de 2015 para um período de cinco anos, previa o desenvolvimento de leilões para a concessão de direitos de perfuração e exploração de novos poços de petróleo em águas federais, nomeadamente, ao largo da Virgínia, Carolina do Norte e Sul, Geórgia e Florida.

Uma decisão saudada, naturalmente, com franco entusiasmo pelos oponentes de tal plano, destacando, sobretudo, como contributo para evitar novos riscos ambientais e no combate às alterações climáticas, não deixando os adeptos do plano, nomeadamente as petrolíferas de lamentar, por seu lado, a mesma, uma vez entenderem constituir uma machadada para um potencial crescimento económico e de emprego.

Em simultâneo, porém, no respeita à região do Árctico e do Golfo do México, o anúncio foi, pelo contrário a da possibilidade de se vir a considerar a possibilidade de virem a realizar novas concessões, o que deixou, evidentemente, os ambientalistas, neste caso, em fúria.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill