Estudo da IRENA defende que projectos de energias renováveis fornecerão electricidade por 24 cêntimos por kW, bem mais económico que os combustíveis fósseis.
Taiwan

De acordo com um relatório da Agência Internacional das Energias Renováveis (IRENA, na sigla inglesa), até 2019, os melhores projectos de energia eólica onshore ou energia solar fotovoltaica fornecerão electricidade por 24 cêntimos por kW, um custo significativamente mais baixo do que o custo actual de energia proveniente de combustíveis fósseis.

O relatório, denominado “Renewable Power Generation Costs in 2017” (Custos da Geração da Energia Renovável 2017), enfatiza o facto de os custos das energias renováveis como a bioenergia, energia geotérmica e energia hidroeléctrica, estarem cada vez mais a par com os custos dos combustíveis fósseis. Além disso, outros dados revelam que os projectos de energia eólica offshore e energia solar concentrada entre 2020 e 2022, custarão entre 4,88 a 8,14 euros por kW, o que impulsionará a implementação à escala global.

“Passar para as energias renováveis, ​​para a geração de energia nova, não é simplesmente uma decisão ambientalmente consciente, é – esmagadoramente – economicamente inteligente. Os Governos de todo o mundo estão a reconhecer esse potencial e a avançar com agendas económicas com baixa emissão de carbono sustentadas por sistemas de energia baseados em energias renováveis. Esperamos que a transição reúna mais adeptos ainda, apoiando empregos, crescimento, melhoria da saúde, resiliência nacional e mitigação climática em todo o mundo, em 2018 e daí em diante”, referiu Adnan Z. Amin, Director-geral da IRENA.

O estudo afirma que as tecnologias de energia renovável competirão com as fósseis no preço até 2020. O custo das energias renováveis tem vindo a diminuir cerca de um quarto desde 2010, com os custos de energia solar fotovoltaica a cair 73% informa IRENA. Além disso, espera-se que os custos do solar fotovoltaico diminuam em 50% até 2020, com projectos semelhantes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill