Várias empresas internacionais com navios registados Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) criaram uma agência de manning (recrutamento de tripulantes marítimos), vocacionada essencialmente para o mercado português. A agência, denominada Marítimos Manning Portugal (MMP), foi constituída âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).
Segundo a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), concessionária do CNIM, esta agência tem o “objectivo de estabelecer ligação entre os armadores internacionais do MAR e os marítimos e jovens formados em Portugal”. E de acordo com Carla Vieira, responsável pelo projecto em todo o país, a MMP apostará em tecnologias de ponta para unir armadores e candidatos. “Em breve teremos o software pronto, pelo que poderemos começar já a trabalhar com os jovens que se graduarem este Verão na ENIDH”, afirmou.
De acordo com aquela responsável, “os promotores deste projecto acreditam firmemente na qualidade da formação em Portugal e na qualidade e capacidade dos marítimos portugueses para se adaptarem aos novos tempos da globalização na área do shipping; acreditam que o país, no seu todo, e a Madeira, em particular, devem aproveitar o facto do MAR ser uma porta de entrada em Portugal para armadores internacionais”.
Já para a European International Shipowners Association of Portugal (EISAP), que representa armadores com navios registados no MAR, o nascimento desta agência “é bom para a Madeira, é bom para o país e é bom para os armadores”, acrescentando que defende a criação de “um ambiente favorável ao shipping, pois esta indústria possibilita o aparecimento de um número infindável de empresas prestadoras de serviços, nas mais diversas áreas”.
Além disso, a EISAP considera que “mais do que uma fonte de receitas, o shipping deve ser visto como uma enorme oportunidade de emprego, de formação, de inovação, de integração, de partilha e de relevância internacional”.
Finalmente, para a SDM, projectos deste tipo comprovam “que o MAR continua a revelar-se como um dos instrumentos mais sérios alguma vez criado em Portugal para a afirmação de uma política marítima com expressão internacional, sendo de frisar o contributo para dotar o nosso país de uma marinha mercante de expressão considerável e para o posicionamento de Portugal no seio das organizações internacionais do sector”.
Um comentário em “Empresas criaram agência para recrutamento de pessoal marítimo”
Deixe um comentário Cancelar resposta
- Imperioso repensar a formação dos marítimos
- Escola Náutica: a Instituição de Ensino com menor financiamento do Governo
- Formação de marítimos em Portugal em acentuado declínio
- Marinha Portuguesa na 5ª Feira Internacional Trabalhar num Navio
- Ministra do Mar recebeu prémio de antigos alunos da ENIDH
- DGRM forma inspectores de pescas moçambicanos
- Centro Internacional Integrado de Formação e Ensino na Madeira
- Governo irlandês protege trabalhadores da indústria pesqueira
Boa noite sou marinheiro de convés tenho todos certificados STCW MORO MEU NÚMERO +34695028225