O Dia Europeu do Mar é celebrado este ano na Finlândia, centrado no investimento na Economia Azul, entre ontem, dia 18, e hoje, dia 19.

A celebração do Dia Europeu do Mar tem como propósito explícito, formar a visão europeia sobre as políticas marítimas que a Comissão Europeia deverá assumir como suas, centrando-se este ano, essencialmente, sobre os investimentos prioritários a realizar na Economia Azul.

Como referiu o Comissário das pescas e Assuntos Marítimos, Karmenu Vella na sessão de abertura, «as oportunidades de investimento estão a crescer em todo o mundo, bem como as oportunidades de novos empregos. A Europa tem estado à frente em várias áreas da Economia Azul, desde as energias renováveis ao transporte marítimo limpo, estando porque tem também investido e é exactamente isso que tem de continuar a suceder porquanto o compromisso com a sustentabilidade que tais investimentos significam é que permite estar, de facto, na vanguarda da inovação tecnológica, rasgando novas perspectivas para a nossa indústria».

Para além disso, Karmenu Vella destacou ainda três áreas em que a Comissão está a trabalhar intensamente, Energia, Abertura de novos Concursos para Inovação e Investimento na Economia Azul, e Redução de Risco e Percepção de Risco, sublinhando, no que respeita à primeira, a preparação de um Plano Estratégico, em conjunto com os Estados membro e as Regiões, a concluir até ao final do ano, para promover não apenas o desenvolvimento de novo projectos mas também uma cada vez maior  e mais estreita colaboração entre todos, tendo sempre em mente que tanto a energia solar e a energia eólica beneficiaram de preços especiais associados à sua novidade, única forma de permitir o seu desenvolvimento, até começarem a cair, como agora sucede, com o desenvolvimento da tecnologia, tal como deverá acontecer com as energias marinhas, eólicas, de marés ou ondas, tendo sempre em atenção a avaliação do mercado da energia  apontar para a casa dos 535 mil milhões de euros em 2050.

Em segundo lugar, o que respeita à Abertura de novos Concursos para Inovação e Investimento na Economia Azul, lembrou os avisos agora lançados recentemente e ainda em aberto, no valor de 7,5 milhões de euros, exactamente para a promoção da Economia Azul, incentivando igualmente a uma necessária cooperação entre a comunidade cientifica e empresarial.

Em relação à terceira área, o Comissário Europeu acentuou a grande preocupação e o efectivo empenhamento da Comissão em alterar a percepção de risco relativamente à Economia Azul, sobretudo por parte das instituições financeiras, abrindo-lhes outras perspectivas para o valor do sector, razão porque o Presidente Junker, justificou, terá lançado o Fundo Europeu para o Investimento Estratégico, no valor de 315 mil milhões de euros. Um Fundo do qual a Dinamarca está já a aproveitar ao ter criado o seu próprio Fundo de 2 mil milhões de euros para o desenvolvimento de grandes projectos na área da energia, incluindo energia eólica em mar aberto. O Fundo Dinamarquês não é exclusivamente composto por dinheiro do Fundo Europeu mas é este tipo de iniciativas e projectos que Karmenu Vella diz querer ver mais espalhados pela Europa para fomentar ainda mais o desenvolvimento da Economia Azul.

Adicionalmente, lembrou ainda o recente lançamento do Portal do Investimento para conjugar projectos com investidores, exortando assim todos os que tiverem ideias para projectos no valor de, pelo menos, 10 milhões de euros, prontos a serem iniciados nos próximos três anos, a inscreverem-nos de imediato no Portal.

No seu discurso, Karmenu Vella manifestou igualmente a preocupação pela governação dos Oceanos em termos mundiais, afirmando crer estar-se ainda muito aquém do que é necessário ser feito, apelando a uma maior colaboração entre todas as nações e instituições internacionais e supranacionais nesse âmbito.

Finalmente, e a terminar, o Comissário Europeu das Pescas e dos Assuntos Marítimos, apelou também à acção, recordando a Economia Azul valer já cera de 4% do PIB Europeu, qualquer coisa como 550 mil milhões de euros, bem como representar 5 milhões de euros, mas com muita margem para significativo desenvolvimento.

Realizando-se as cerimónias, este ano, em Turku, o Primeiro-Ministro Finlandês afirmou também a principal intenção do seu Governo transformar a Finlândia na nação líder na bioeconomia, economia circular e tecnologia limpa, em 2025, acrescentando: «soluções sustentáveis aceleram as exportações e o emprego, permitindo, em conjunto com uma adequada regulamentação, dar igualmente um impulso ao crescimento económico».

O Primeiro-Ministro, para além disso, revelou igualmente que a Finlândia está a preparar um plano nacional para a bioeconomia de forma a capitalizar integralmente todo o seu imenso potencial de crescimento».

A Comissão Europeia espera mais de 1000 participantes nos dois dias de celebração Dia Europeu do Mar que envolvem mais de 20 sessões de trabalho, dividas por cinco temas principais: Melhoria do Governo dos Oceanos; Desenvolvimento de Capacidades; Intensificação de Desenvolvimento de Energias Limpas e Promoção de Acção Conjunta e dois seminários sobre Liderança.

O Dia Europeu do Mar pretende ser igualmente uma celebração pan-europeia a prolongar-se ao longo de todo o mês de Maio, congregando mais de 30 diferentes eventos espalhados por toda a Europa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill