O destroyer USS John S. McCain, da Marinha dos Estados Unidos, e o petroleiro Alnic MC, de pavilhão liberiano, colidiram na madrugada de ontem, a leste de Singapura, provocando um rombo no navio norte-americano, com inundação de alguns compartimentos, incluindo a casa das máquinas, sala de comunicações e acomodações da tripulação, refere a agência Reuters.
Com base em depoimentos da Marinha dos Estados Unidos, a Reuters afirma que os tripulantes estancaram a inundação. Apesar do rombo, o navio chegou pelos seus próprios meios à Base Naval de Changi, em Singapura, com cinco marinheiros feridos, dos quais quatro foram hospitalizados, e 10 desaparecidos (até ontem à tarde).
Segundo a Reuters, ontem estava em curso uma missão de busca e salvamento dos marinheiros desaparecidos, envolvendo navios, rebocadores e helicópteros de Singapura, bem como meios navais e aéreos dos Estados Unidos. Segundo notícias divulgadas, não ocorreu derrame de petróleo, embora o Alnic MC, de183 metros de comprimento e 30 mil toneladas de arqueação bruta, transportasse cerca de 12 mil toneladas de combustível de Taiwan para Singapura.
De acordo com o World Maritime News, o navio liberiano sofreu danos num tanque dianteiro sete metros acima da linha de água, mas a sua tripulação não registou quaisquer ferimentos. Construído em 2008, o Alnic MC é propriedade da empresa grega Brave Maritime Corporation e estava ao serviço da Trafigura Beheer BV desde Março, por um período de um ano, refere o mesmo jornal.
Recorda ainda o World Maritime News que esta foi a segunda colisão entre um navio militar dos Estados Unidos e um navio mercante em águas asiáticas no período de dois meses. Em 17 de Junho, o porta-contentores ACX Crystal, de pavilhão filipino, ao serviço da NYK Line, e o destroyer norte-americano USS Fitzgerald colidiram a 56 milhas náuticas a sudoeste de Yokosuka, no Japão, daí resultando a morte de 7 militares dos Estados Unidos.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio