Indonésia, Malásia e Filipinas acordaram já no estabelecimento de um corredor de segurança na área mais assolada nos últimos meses por consecutivos ataques de pirataria marítima.
Sun Princess

Dados os consecutivos ataques de pirataria perpetrados nos últimos meses por grupos islâmicos radicais do Sul das Filipinas, com particular destaque para o grupo Abu Sayyaf, Indonésia, Malásia e Filipinas acordaram já no estabelecimento de um corredor de segurança na área mais afectada, respeitando sobretudo ao Mar de Sulu e de Celebes.

Nesse enquadramento, as três nações asiáticas irão igualmente cooperar no estabelecimento de contínuo patrulhamento aéreo e marítimos das respectivas áreas, bem como procederão à escolta dos navios comerciais de modo a evitar e combater possíveis actos de pirataria, assalto, sequestro rapto e roubo.

Como referiu também o Ministro da Defesa Filipino, foi também acordado que a experiência e as melhores práticas aprendidas com a cooperação entre a Indonésia e a Malásia no patrulhamento do Estreito de Malaca, serão partilhados por todos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill