Pela importância dos oradores, diversidade de perspectivas e dos temas abordados, a I Conferência do Jornal da Economia do Mar foi um êxito sem precedentes.

Abrindo com uma exposição de Armando Marques Guedes sobre a renovada centralidade do Atlântico, uma espécie de novo Mare Closum da globalização, fonte de mais de 2/3 de todos os recursos energéticos do planeta, a I Conferência do Jornal da Economia do Mar, Pela importância dos oradores, diversidade de perspectivas e dos temas abordados, a I Conferência do Jornal da Economia do Mar foi um êxito sem precedentes.

De facto, aliando a mais ampla e perspicaz visão conceptual da importância do mar para Portugal ao mais estrito sentido e conhecimento prático de quem vive da e para a economia do mar, de como avaliar a importância do mar para Portugal, quer em termos o mais tangíveis possível quer mesmo em termos dos seus mais intangíveis valores, passando pela pouca importância do novo Canal do Panamá para Portugal, em termos dos fluxos comerciais, da gravidade do que se passa em termos de Cruzeiros Científicos nas águas sob jurisdição nacional às novas formas de vigilância de um espaço que pode chegar a 4 milhões de km2, sem esquecer a lenta mas efectiva recuperação da construção e reparação nacionais, ou as potencialidades e constrangimentos da aquacultura, até às possibilidades de financiamento de novos projectos, desde as mais tradicionais formas de crédito bancário às mais recentes formas de financiamento recorrendo aos Business Angels ou ao Crowd Fundinng, para nomear apenas alguns aspectos tratados, de tudo um pouco se falou na I Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar.

Para quem perdeu, nada havendo já a fazer, a consolação será mesmo ler as próximas edições do Jornal da Economia do Mar onde se dará mais pormenorizado relato dos temas aí abordados.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill