Foram inaugurados no Sábado o posto de controlo e transferência de pescado da Docapesca e o canal e rampa de acesso à zona piscatória do portinho de Angeiras, em Matosinhos. Com estas obras, que custaram 400 mil euros, melhoram as condições de trabalho dos pescadores
Portinho de Angeiras

No passado dia 25 de Novembro, foram inaugurados o posto de controlo e transferência de pescado da Docapesca e o canal e rampa de acesso à zona piscatória do portinho de Angeiras, em Matosinhos. As infra-estruturas representaram um investimento de 400 mil euros, financiados pelo MAR 2020 e contribuirão para melhorar as condições de trabalho dos pescadores.

Segundo a Docapesca, “o edifício do posto de controlo e transferência de pescado da Docapesca foi totalmente reabilitado, compreendendo o reforço estrutural, substituição da cobertura, requalificação dos vãos das fachadas, novos revestimentos interiores e redes de águas, esgotos, de energia e de comunicações”. A intervenção no edifício “abrangeu também a instalação de equipamentos de higienização, de produção e armazenamento de gelo e de acondicionamento e pesagem do pescado”, refere a empresa.

Já as obras do canal e da rampa de acesso à zona piscatória envolveram a criação de um canal paralelo ao enfiamento do varadouro, “o que implicou o quebramento de picos rochosos e a dragagem de fundos (quase 5.000 metros cúbicos de areias) à cota de -1m (ZH) e com uma largura aproximada de 50 metros”, esclarece a Docapesca.

A empresa informou igualmente que em revê será lançado um concurso para a construção de um molhe de abrigo, num investimento de 3,73 milhões de euros, “na sequência da emissão do Título Único Ambiental/Declaração de Impacte Ambiental, que ocorreu em 17 de Novembro”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill