Leque de crimes contemplado foi aumentado
Código de Conduta de Djibuti

Dezassete Estados subscritores do Código de Conduta de Djibuti, que reprime a pirataria e os assaltos à mão armada contra navios no Oceano Índico Ocidental e Golfo de Aden, adoptado em 2009 sob os auspícios da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), ampliaram recentemente o âmbito do acordo.

Numa reunião que decorreu este mês, em Jeddah, na Arábia Saudita, ficou decidido que o acordo, agora denominado “Emenda de Jeddah ao Código de Conduta de Djibuti – 2017”, passa a abranger também outras actividades marítimas ilícitas, como o tráfico de seres humanos e a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.

Os subscritores concordaram em trabalhar em conjunto,com o apoio da IMO e outros parceiros na construção de capacidades nacionais e regionais destinadas a obter mais segurança nas questões marítimas, como base para um desenvolvimento sustentável do sector refere o jornal.

Segundo a mesma fonte, a IMO explicou que este novo acordo prevê a partilha de informações, a proibição de circulação de navios ou aeronaves suspeitos de participar nos crimes previstos, a garantia de que quaisquer pessoas que cometam ou estejam em vias de tentar cometer esses crimes são detidas e julgadas e a prestação de cuidados, tratamentos e repatriação de marítimos, pescadores e outro pessoal a bordo ou passageiros vítimas destes crimes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill