A venda dos dois terminais do Panamá da CK Hutchison ao investidor privado norte-americano Blackrock que fez manchetes nos jornais conduziu a uma discussão sobre se este acordo equivaleu a uma vitória de Trump ou não. No entanto, estando envolvida também no negócio a MSC e terminais europeus, o panorama geral que emerge também mais vastas e talvez inesperadas consequências.

A venda dos dois terminais do Panamá da CK Hutchison ao investidor privado norte-americano Blackrock fez manchetes ontem nos EUA, levando a uma discussão sobre se este acordo equivaleu a uma vitória de Trump ou não. No entanto, o panorama geral que emerge deste acordo é enorme e – se tudo correr como planeado – alterará o equilíbrio de poder entre os operadores de terminais internacionais e as empresas de transporte marítimo. Será também um grande passo para reduzir a forte posição da China no sector portuário europeu.

Li Ka-shing, proprietário da CK Hutchison, fechou de facto um mega-acordo com a BlackRock e a Mediterranean Shipping Co (MSC), vendendo 80% da sua divisão portuária a um preço de quase 23 mil milhões de dólares. O acordo inclui não só os dois terminais do Canal do Panamá, mas um total de 45 terminais espalhados pela Europa, Médio Oriente, América Central, Austrália e Sudeste Asiático. No entanto, os terminais chineses e de Hong Kong estão excluídos do acordo. De notar que os restantes 20% da divisão portuária da CK Hutchison são propriedade da PSA de Singapura (uma participação que no ano passado foi relatada como estando à venda).

Para a Europa, isto significaria que os terminais da CK Hutchison em Barcelona, ​​​​Gdynia, Harwich/Felixstowe, uma série de portos interiores no interior de Roterdão/Antuérpia e os terminais ECT e Delta de Roterdão mudariam de mãos. Sem dúvida que este acordo enfrentará o escrutínio das autoridades europeias e nacionais. Ainda podemos esperar algumas alterações nos acordos de acionistas de terminais individuais ou a revenda de um ou dois ativos.

Também não é claro como é que este acordo afectará o grande terminal planeado da MSC para o Maasvlakte de Roterdão, um projecto que envolveu fortemente a CK Hutchison. Embora o novo mega terminal, com um potencial de movimentação até sete milhões de TEU, tenha sido anunciado já em 2022, a construção foi adiada no ano passado.

Mas a grande novidade, claro, é o facto de a venda das operações portuárias internacionais da CK Hutchison a uma joint-venture europeia/americana ser um passo importante na redução da influência da China no sector portuário e logístico europeu. Mostra também que uma cooperação transatlântica decente ainda está viva, é viável e é o único caminho certo a seguir.

Pode argumentar-se que a retirada dos proprietários chineses do sector portuário europeu e britânico nesta maneira anda de mãos dadas com a ascensão da propriedade norte-americana. Neste ponto da história, muitos europeus têm dúvidas se este desenvolvimento é bem-vindo. No entanto, desconhecemos a origem dos fundos utilizados pela Blackrock, uma investidora privada, para financiar este acordo. Por outro lado, se um investidor americano acumula uma participação importante nos portos europeus face a tarifas pesadas e no meio de uma disputa transatlântica sobre a segurança, deveríamos ainda ter tanto medo de uma guerra comercial induzida por Trump?



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill