A reunião de ministros na Comissão dos Interministral para os Assuntos do Mar, CIAM, a 9 de Março, foi a oportunidade que vários ministros tiveram para discutir o ponto de situação entre os vários projectos dedicados ao mar, em particular os ligados ao PROMAR e Mar 2020.
De acordo com as fontes oficiais, discutiu-se o ponto de situação do Mar em Portugal, a Conta Satélite, propostas por parte do Ministério da Educação para inovar no sector, o ponto de situação do alargamento dos limites jurídicos da Plataforma Continental, assim como a Directiva da Estratégia Marítima e a Semana Azul.
A Ministra da Agricultura e do Mar tem como objectivo aumentar a presença da economia azul no PIB português que, de acordo com a avaliação do Ministério, como referiu, está nos 3%. A Ministra também elogiou o peso do emprego azul, uma vez ter sido estimado em 2013 na cas dos 2,3% e estar hoje nos 2,8%.
Quanto ao pescado, as indústrias de conserva, terão sido “as que cresceram de forma mais expressiva”, mas a Ministra realçou também outras áreas como biotecnologias, algas e energias renováveis, como “áreas de forte expansão”.
O Governo pretende licenciar novas áreas offshore no Algarve para produção 100% biológica de bivalves e pescado, que a ministra afirma estão a ser alvo de “uma cuidada avaliação ambiental prévia”.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África