Assunção Cristas continua firme em aumentar presença do Mar no PIB nacional.

A reunião de ministros na Comissão dos Interministral para os Assuntos do Mar, CIAM, a 9 de Março, foi a oportunidade que vários ministros tiveram para discutir o ponto de situação entre os vários projectos dedicados ao mar, em particular os ligados ao PROMAR e Mar 2020.

De acordo com as fontes oficiais, discutiu-se o ponto de situação do Mar em Portugal, a Conta Satélite, propostas por parte do Ministério da Educação para inovar no sector, o ponto de situação do alargamento dos limites jurídicos da Plataforma Continental, assim como a Directiva da Estratégia Marítima e a Semana Azul.

A Ministra da Agricultura  e do Mar tem como objectivo aumentar a presença da economia azul no PIB português que, de acordo com a avaliação do Ministério, como referiu, está nos 3%. A Ministra também elogiou o peso do emprego azul, uma vez ter sido estimado em 2013 na cas dos 2,3% e estar hoje nos 2,8%.

Quanto ao pescado, as indústrias de conserva, terão sido “as que cresceram de forma mais expressiva”, mas a Ministra realçou também outras áreas como biotecnologias, algas e energias renováveis, como “áreas de forte expansão”.

O Governo pretende licenciar novas áreas offshore no Algarve para produção 100% biológica de bivalves e pescado, que a ministra afirma estão a ser alvo de “uma cuidada avaliação ambiental prévia”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill