Autoridades de Hong-Kong não comentaram decisão
Porta-aviões «Jonh C. Stennis»

A China não autorizou a escala no porto de Hong-Kong do porta-aviões norte-americano «Jonh C. Stennis» e do grupo de navios que o acompanhava, segundo informou a estação televisiva CNN, com base em declarações do porta-voz do Pentágono, Bill Urban.

A recusa surgiu duas semanas depois do Secretário de Estado Ash Carter ter visitado aquele porta-aviões, em missão no Mar da China Meridional, uma zona que tem estado sob forte tensão entre a China e os Estados Unidos devido à militarização de ilhas artificiais por parte da China localizadas em águas disputadas por vários Estados da região.

De acordo com a CNN, o motivo da recusa não terá ficado claro e um responsável do Gabinete de Segurança de Hong-Kong terá negado comentar a visita de um navio militar estrangeiro àquela região especial chinesa.

Segundo a estação norte-americana, o «Jonh C. Stennis» entrou no Mar da China Meridional em 1 de Março último e, segundo terá declarado o comandante do porta-aviões, Greg Huffman, esteve sempre sob apertada vigilância da Marinha chinesa, ao contrário do que era comum em circunstâncias anteriores.

A CNN refere também que na ocasião a Marinha norte-americana terá considerado que a presença dessa frota no local era uma manobra de rotina, mas adianta que a movimentação da Sétima Esquadra poderá estar relacionada com uma missão mais ampla.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill