A Comissão Europeia (CE) divulgou hoje as 276 propostas no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes às quais propõe afectar 13,1 mil milhões de euros, no quadro da Iniciativa Interligar a Europa (Connecting Europe Facility). Entre as propostas selecionadas estão projectos portugueses e/ou relacionados com o nosso país, a co-financiar em 195 milhões de euros.
Um dos projectos propostos pela CE é o de estudos para a Plataforma Multimodal do Porto de Lisboa, avaliado em 6.562.955 euros e a co-financiar em 50%. Outro é o da Plataforma Logística de Leixões (estudos e obras), avaliado em 21.559.972 euros, a co-financiar em 12,94%. Igualmente propostos estão estudos para o corredor ferroviário Leixõs/Aveiro/Coimbra-Vilar Formoso, cujo projecto, avaliado em 12.995.403 euros, será financiado em 50%. O corredor ferroviário Sines-Caia (estudos e obras), avaliado em 317.749.703 euros, também foi selecionado e deve ser co-financiado em 50%.
A proposta da via navegável do Douro, avaliada em 4.707.760 euros, também foi eleita e será apoiada em 50%. Neste contexto, o Ministério da Economia refere ainda a elegibilidade da Janela Única Logística e de propostas no âmbito das Auto-estradas do Mar, como a promoção da utilização do gás natural liquefeito por navios que escalem os portos portugueses.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África