O Canadá também autorizou já o consumo de salmão transgénico, seguindo nesse procedimento a anterior decisão dos Estados Unidos.

A autorização das autoridades sanitárias do Canadá de autorizarem o consumo de salmão transgénico, ou seja, geneticamente modificado, não foi no entanto recebida sem controvérsia

O salmão em questão é produzido pela empresa norte-americana AquaBounty e respeita à introdução de um gene de crescimento de uma espécie de salmão do Pacífico numa espécie do Atlântico, permitindo-lhe atingir entre 16 a 18 meses a fase de adulto quando o normal seriam 30 meses.

A decisão, implicando não ser necessário sequer a sua etiquetagem como OGM (Organismo Geneticamente Modificado), uma vez considerar-se nada se ter encontrado que possa causar preocupação em termos de saúde publica, foi já contestada pelas organizações Vigilance OGM e Ecology Action Centre, não apenas pela ausência de obrigatoriedade de identificação da modificação genética, bem como por considerarem que a mesma ameaça o futuro do salmão selvagem do Atlântico.

As autoridades sanitárias norte-americanas defendem, porém, a esterilidade do salmão geneticamente modificado, não podendo assim reproduzir-se mesmo que se libertassem dos viveiros e regressassem ao seu meio natural, o que é difícil de suceder uma vez a sua criação ser realizada em pisciculturas em terra, uma das quais situada exactamente no Canadá.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill