NRP Cacine

O navio patrulha Cacine partiu ontem da Base Naval de Lisboa rumo à Zona Marítima do Norte, onde permanecerá em missão até Fevereiro de 2017. Composto por uma guarnição de 33 elementos (3 oficiais, 6 sargentos e 24 praças), o navio está sob o comando do 1º Tenente Ferreira Rendeiro.

Integrado no dispositivo naval padrão daquela área, o navio vai dar resposta a situações de busca e salvamento marítimo, apoiar a fiscalização marítima e assistir outros departamentos do Estado com competências marítimas.

Construído na Base Naval do Alfeite e aumentado ao efectivo dos Navios da Armada em Maio de 1969, o Cacine foi o primeiro de 10 navios desta classe, motivo pelo qual dá o nome à classe.

Concebido para missões de patrulha costeira e fluvial nas províncias ultramarinas em África, passou a desempenhar posteriormente funções de segurança e autoridade do Estado no mar, e missões de interesse público (fiscalização dos espaços marítimos e protecção de recursos, salvaguarda da vida humana no mar, repressão de actividades ilícitas, entre outras).

 

NOTA: A foto foi extraída do sítio da Marinha portuguesa



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill