Um dia após as ameaças de Moscovo em relação à formação de uma Frota do Mar Negro da NATO, o Primeiro-Ministro Búlgaro já esclareceu que o seu país, como nação pacífica, não dará parte da mesma.
USS Porter

O Primeiro-Ministro Búlgaro, Boiko Borisov, já esclareceu que a Bulgária não fará pate da Frota do Mar Negro da NATO, adiantando que não pretende ter Fragatas a navegarem frente às estâncias balneares e que o Mar Negro deve ser deixado para a náutica recreio, para os iates, para os turistas, não querendo que o mesmo se transforme, de alguma forma, num palco de guerra.

As declarações de Boiko Borisov foram proferidas um dia depois de Moscovo ter avisado a NATO para não avançar com a formação da Frota do Mar negro uma vez tal atitude seria considerada como uma ameaça à segurança regional e deixaria de minar igualmente os laços diplomáticos já muito desgastados entre a Rússia e a Aliança.

Importa recordar que a Rússia mantém a sua própria Frota do Mar Negro sediada em Sebastopol e que a tensão com a Aliança tem vindo a subir desde a anexação da Crimeia por Moscovo e a concomitante crise ucraniana.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill