O Brasil vai leiloar áreas vizinhas ao Parque Nacional de Abrolhos, no sul do Estado da Bahia, considerada a principal reserva ambiental marinha do país, para exploração de petróleo, na 16ª ronda de licitação para explotação de hidrocarbonetos, que decorrerá em Outubro, refere o Observador com base em notícia avançada pelo jornal O Estado de São Paulo.
Segundo as mesmas fontes, a decisão partiu do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), relativamente a quatro áreas consideradas sensíveis, a pedido do Ministério do Meio Ambiente, apesar de contrariar um relatório realizado por técnicos daquela entidade, que tinha recomendado a exclusão dessas áreas do leilão.
Ainda de acordo com as mesmas fontes, a decisão já terá sido criticada por ambientalistas, que terão alegado que a exploração petrolífera pode prejudicar o Parque Nacional de Abrolhos. Já o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, também terá defendido “publicamente a inclusão destas áreas em leilões de exploração de petróleo”, refere o Observador.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra