O Brasil irá participar pela primeira vez no Exercício RIMPAC, o maior exercício naval internacional, contando este ano com cerca de 27 diferentes nações.

Como início a 30 de Junho e prolongando-se até 4 de Agosto, o Exercício Naval RIMPAC 2016, irá contar, pela primeira vez, com o Brasil como nação participante.

O RIMPAC (Rim of the Pacific), o maior exercício naval internacional realizado bianualmente no Pacífico, como o próprio nome indica, a desenvolver-se este ano em torno das Ilhas do Hawai e o Sul da Califórnia, irá envolver cerca de 45 navios, 5 submarinos, mais de 200 aviões e cerca de 25 000 operacionais.

Entre outras manobras, no exercício deste ano irão ser executadas operações anfíbias de desembarque no Sul da Califórnia, bem como testes de disparo de mísseis Harpoon a partir de navios de combate costeiro da Marinha dos estados Unidos, bem como exercícios para testar a flexibilidade de comando e estrutura tendo em vista determinados tipos de eventos e ainda o socorro e salvamento de um submarino.

Neste que será o 25º Exercício, para além do Brasil, haverá igualmente a participação estreante de nações como a Alemanha, Dinamarca e Itália, que se irão juntar assim a forças da Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Filipinas, França, Holanda, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, Singapura, Tailândia, Tonga e, naturalmente, os Estados Unidos que terão o Comando do Exercício.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill