A Boeing acaba de anunciar a aquisição da Liquid Robotics tendo em vista aumentar as suas capacidades de desenvolvimento de sistemas autónomos desde os fundos marinhos ao espaço.

Empresa especializada no desenvolvimento de sistemas autónomos marinhos, a Liquid Robotics, com cerca de 100 empregados distribuídos entre a Califórnia e o Havai, tem sido uma das empresas mais inovadoras no que respeita ao desenvolvimento de sistemas autónomos marinhos de superfície e submersíveis.

Em Setembro de 2014, a Boeing e a Liquid Robotics iniciaram mesmo um projecto conjunto de desenvolvimento de uma pequena embarcação autónoma passível de acoplar múltiplos diferentes sensores, com a característica singular de ser movido a energia solar e das ondas, tendo percorrido já, até ao momento, como referido, mais de 1 milhão de milhas náuticas.

Segundo Laenne Caret, Presidente e CEO da Boeing Defense Space & Security, a intenção é investir ainda mais no desenvolvimento de novas plataformas de reconhecimento e vigilância, do solo marinho ao espaço, tornando também as respectivas missões mais inteligentes, mais seguras e efectivas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill