A Bluebio Alliance (BBA) celebrou ontem dois protocolos com as sociedades de advogados Miranda & Associados e Vieira D’Almeida & Associados. Segundo apurámos, o protocolo com a primeira sociedade prevê descontos significativos e benefícios para os membros da BBA e o acordo com a segunda prevê uma bolsa de horas de serviços que a sociedade prestará à BBA.
Ambas as sociedades prestam serviços relacionados com a economia do mar desde há anos e mantêm equipas especializadas nesta área, designadamente, em matérias relacionadas com o ordenamento de espaço marítimo, patentes, concessões, constituição de sociedades, propriedade industrial, entre outras.
À margem da assinatura do acordo, a Vieira D’Almeida & Associados anunciou também que vai promover em breve um workshop para os associados sobre aspectos jurídicos e não só, relacionados com o percurso desde a inovação à comercialização, que estará a cargo de uma equipa da sociedade, e com uma linguagem acessível aos participantes.
Os protocolos e o anúncio foram feitos durante a 2ª Conferência Anual da BBA, no âmbito do Oceans Business Week, mais um grande encontro da economia do mar, que decorre até amanhã no Centro de Congressos de Lisboa.
A conferência foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Carlos Carreiras, que admitiu que “a BBA e os seus membros estão a criar uma nova economia”, numa alusão à economia do mar, e destacou o papel de uma “nova geração de decisores políticos”, que considerou estar a reverter o declínio a que Portugal votou o mar desde há vários anos.
O autarca recordou que foi no concelho de Cascais que, há um ano, “com a nossa intervenção, foi criada a BBA” e que estavam ali para celebrar “o seu crescimento e o seu contributo para a economia do mar no concelho e no país”. Acrescentou que Cascais começa a ter condições para ter o seu próprio cluster do mar, “que começa a ser uma realidade”.
Carlos Carreiras aproveitou ainda a ocasião para salientar que estão em curso três realidades políticas que constituem uma oportunidade para Portugal e a BBA: a análise do pedido de extensão da plataforma continental por Portugal nas Nações Unidas, a criação de um mercado europeu da energia e a negociação do Transatlantic Trade and Investment Partnership (Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento) entre a Europa e os Estados Unidos. Todas reforçarão a centralidade do Atlântico, “que já é a primeira auto-estrada comercial do mundo”, referiu o presidente da CMC.
Helena Vieira, Directora Executiva da BBA, interveio para fazer o balanço de um ano de actividade da associação, que em rigor só completará 12 meses de existência em 31 de Julho. E destacou os 19 eventos e workshops promovidos pela BBA, a angariação de parcerias, financiamento e apoio logístico, a submissão de projectos a programas de financiamento e a divulgação da sua actividade nos meios de comunicação social.
Houve também lugar a uma apresentação de entidades e empresas associadas à BBA: Matereo, MARE – Instituto Politécnico de Leiria, Seaweed Innovcation Company, CESAM – Universidade de Aveiro, OceanVision, ALGAPlus, CENTI – Center for Nanotechnology and Smart Materials (Universidade de Famalicão), URCHINLAND, CIIMAR, BIG EYE- Smart Fishing Software e ONEOCEAN TV.
Participaram igualmente a Microsoft Portugal, cujo representante apresentou o programa Ativar Portugal, uma iniciativa que desenvolve em conjunto com os seus principais parceiros para potenciar a tecnologia como motor de crescimento económico e estimular o aumento da empregabilidade e de novas oportunidades de negócio, o BPI, que tem trabalhado de perto com a BBA, e o fundo de investimento Faber Venture.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África